quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Storytelling: O case Monki

A H&M é um dos principais varejistas Fast Fashion. O que nem todo mundo sabe, é que eles têm outra rede de varejo na Suíça, focada no público jovem: a Monki. O que ela tem de bacana? A estratégia da marca está toda baseada no conceito de Storytelling.




Segundo o diretor da Electric Dreams, empresa responsável pelos PDV da marca, o “Monki World” é a história de um universo paralelo, habitado por pequenas criaturas pretas, com dupla personalidade, que nasceram na abandonada “City of Oil and Steel”. Os Monkis são fofos e queridos, mas também malvados e dissimulados. O seu mundo é feito de lugares também surpreendentes e ambíguos: mágicos e medonhos, e com uma beleza deslumbrante ao lado de uma feiúra revoltante. A loja possui diferentes conceitos acontecendo ao mesmo tempo. Cada conceito é inspirado em uma parte diferente do “Monki World”.




A ideia é sempre gerar novas histórias. Segundo a Electric Dreams, as lojas até agora foram baseadas em dois universos do Monki World: “Forgotten Forest” e a “City of Oil and Steel”. E esse é só começo.
Além disso, vale visitar o site da marca e ver a Monki Magazine. As campanhas também retratam esse "multi-universo monki" - assista a última abaixo.


The Goddess from Monki on Vimeo.


A ideia de trabalhar Storytelling parece batido? Você tem a impressão de que todo mundo já fez? Mais uma vez, volto a salientar como - a ótima e impressionante - execução faz diferença! Depois de ver as imagens/campanhas dá pra entender bem a identidade da marca. No varejo são poucas marcas que trabalham esse conceito na sua essência, e mais do que isso, conseguem transmiti-lo de forma tão forte e em todos os seus pontos de contato. Ponto para a Monki (e para H&M).


Por Carla Link
Gerente de Planejamento da JWT

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