quinta-feira, 23 de julho de 2009

Documentário do Mês - Flow: For Love of Water - 2008

O motivo das próximas guerras no Admirável Mundo Novo.


FLOW: For Love Of Water é um documentário de 2008 dirigido por Irena Salina produzido por Steven Starr e co-produzido por Gill Holland e Yvette Tomlinson. O filme apresenta entrevistas com os ativistas comunitários e defensores da água como bem público Maude Barlow e Peter Gleick e os cientistas Ashok Gadgil, Rajendra Singh e Vandana Shiva. O filme ganhou o Prêmio do Grande Júri no Festival Internacional do Filme de Mumbai.

No premiado documentário investigativo de Irena Salina especialistas descrevem o mais importante problema político e ambiental do século 21 - A Crise Mundial da Água.

O filme centra-se nas grandes empresas de privatização da infra-estrutura da água que priorizam os lucros sobre a disponibilidade de água potável para as pessoas e o ambiente. Grandes corporações, como Nestlé, Coca-Cola, Suez (empresa) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), são retratadas no filme.

Salina monta um case contra a crescente privatização do fornecimento de água doce e a escassez de sua oferta com um firme enfoque na política, na poluição, nos direitos humanos e no surgimento de um cartel mundial da água.

Entrevistas com cientistas e ativistas desvendam a crise, tanto em nível global como humano, e o filme apresenta muitos dos responsáveis, governos e corporações, por trás das privatizações da água, enquanto perguntam em súplica: "Como pode alguém ser dono da água?"

Além da identificação do problema, o documentário também mostra pessoas e instituições que oferecem soluções práticas para a crise da água e que desenvolvem novas tecnologias e, com isso, virando o jogo... Será?

A Teoria de Gaia, do James Lovelock, acredita que o tempo de parar o caos da babilônia, conscientizar os atores que destroem e recuperar o organismo vivo Terra já esgotou. Vale o debate.

Documentário em Inglês

Nenhum comentário: