quarta-feira, 24 de março de 2010

Rangos - Salmão ao Molho Limão e Aspargos na manteiga


1 porção

   Salmão
- 2 filés de salmão - 150 g cada

   Molho branco (base)
-  45 g de farinha de trigo peneirada;
-  65 g de manteiga sem sal;
-  700 ml de leite gelado;
-  Suco de 2 - 3 limões

-  3 aspargos frescos
-  Manteiga sem sal
-  Pimenta do reino
-  Sal

Como fazer:
  
Molho limão
- Fazer o molho branco. Derreter a manteiga e acrescentar aos poucos a farinha, mexendo sempre até atingir um roux de cor caramelo. Acrescentar o leite gelado (lembre-se: Roux quente, leite frio!). Mexer até atingir uma consistência um ponto antes de mel (mais líquida). Adicionar o suco dos limões e mexer.

 Salmão
- Temperar com pimenta preta e sal. Aquecer a manteiga e um pouco de azeite de oliva. Selar bem um dos lados do filé. Virar (cuidado para não quebrar o filé). Dar uma passada rápida no outro lado. Cobrir com papel alumínio, regar o que ficou na frigideira com vinho branco, um pouco de manteiga gelada, misturar e colocar junto ao salmão. Deixar no forno somente para mantê-lo aquecido.

 Aspargos
- Limpar os aspargos. Branquiá-los (passá-los rapidamente na água quente e depois na água fria). Não deixar muito tempo na água quente para não perder a consistência al dente. Puxá-los na manteiga rapidamente. Finalizar com pimenta do reino e sal.

Finalização:

- Montar o prato com os aspargos como base, em cima os filés de salmão regados com o molho limão e pimenta rosa e ceboulete para acabamento. E correr pro abraço.

Um comentário:

Unknown disse...

Isso É bom! Mas MUITO bom meesmo!