sexta-feira, 24 de abril de 2009

A Concepção - 2005

Não é um filme pra todos. Tá preparado?

O filme trata de um grupo de jovens de Brasília que, entendiados com suas vidas pequeno-burguesas, decidem se aventurar em experiências existenciais e produzir suas próprias histórias, ou seja, tornarem-se livres. Logo surge "X", assim conhecido porque ninguém sabe ou virá a conhecer seu nome.
Para levantar o tema de juventude perdida, objetivos vazios, hedonismo, filosofia hippie, entre outros; a película lança mão de seqüências frenéticas e imagens chocantes para capturar a atenção do espectador a cada minuto de projeção.
Em meio a intermináveis orgias, muita droga e rock´n roll, "X" introduz tais jovens na filosofia-existencial do "Movimento Concepcionista" (a referência ao Situacionismo é explícita e algo caricatural).
Nesse universo, as referências identitárias se esvaecem, tudo é possível e tenta-se a todo instante dissolver o Ego. Dar nascimento a uma nova identidade a "cada dia". As experiências concepcionistas buscam a dissolução de toda e qualquer referência, seja sexual, econômica, jurídica etc.
O ponto de partida é Maio/68 e o Situacionismo, com claras referências a Deleuze (para não deixar dúvidas, um personagem grita - enquanto perseguido pela polícia - "Somos todos máquinas !") e ao xamanismo, havendo inclusive uma alusão a Carlos Castañeda e ao "despertar" nos sonhos lúcidos, bem no final do filme, quando um dos personagens diz que "olhará para as mãos"... 
Trailer

Download Dreamule:

Nenhum comentário: