sexta-feira, 3 de abril de 2009

Vídeo Debate - Carlos Castaneda - Uma outra realidade.

Carlos Castaneda (1935-1998) foi um escritor e antropólogo formado pela Universidade da Califórnia (UCLA); notabilizou-se após a publicação, em 1968, de sua dissertação de mestrado intitulada The Teachings of Don Juan - a Yaqui way of knowledge, lançado no Brasil como A Erva do Diabo.


A Erva do Diabo se tornou um best-seller entre os jovens do movimento hippie e da contracultura, que rapidamente elegeram Castaneda um guru da nova era e formaram legiões de admiradores que queriam, por conta própria, reviver as experiências descritas no livro.


Em 1973 revê os conceitos apresentados na primeira obra em uma versão de sua tese de Phd intitulada Journey to Ixtlan - Lessons of Don Juan (Viagem a Ixtlan). Sua obra consiste em onze livros autobiográficos no qual relata as supostas experiências decorrentes de sua associação com o brujo conhecido por Don Juan Matus, índio da tribo Yaqui do deserto de Sonora, no México. Um 12° livro chamado Magical Passes (Passes Mágicos) foi lançado, mas destoa do conjunto da obra, se aproximando mais de um manual prático de aplicação de exercícios corporais.




Uma maneira de afastar o Ego e conseguir ver a si mesmo, através dos ensinamentos de Don Juan e assim se transformar em um Guerreiro. Vencendo o medo, a consciência mecânica, para se tornar dono de si mesmo.

Este vídeo, dividido em três partes, é uma leitura de discussão administrada pelo Instituto Aztlan, Sede Central Sede Central Almagro – Argentina.


Parte 1


Parte 2


Parte 3



Nenhum comentário: