quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Costela de ovelha assada com cogumelos defumados e molho pesto

4 porções

- 12 costelas de ovelha, cortadas em chuletas
- Um maço de salsinha lavada
- Azeite de oliva

- Sal marinho e pimenta preta moída na hora

- 400 g de cogumelos, limpos com papel toalha (nunca lavar cogumelos!)
- Um limão

- Uma xícara de pinhas ( ou amendoim)
- 2 maços grandes de manjericão fresco
- 3 a 5 colheres de sopa de aceto balsâmico


Costelas de ovelha

1- Moa um pouco de pimenta preta nas costelas, nos dois lados. Deixe para colocar o sal enquanto assa as costelas, isso fará com que o suco fico retido na carne.
2- Faça fogo para churrasco, coloque algumas lenhas para defumar a carne. Coloque as costelas sobre uma grelha e deixe dourar um lado. Quando dourar (selar), vire e acrescente sal gradualmente com camadas finas de cada vez. Se colocar uma camada grossa de sal, ele não penetrará na carne, ficando sem sal. Repita o processo dos dois lados da carne, até chegar no ponto de seu gosto. Coloque um pouco de azeite de oliva depois de selar, a carne ganhará uma cor espetacular.

Cogumelos assados

1- Corte os cogumelos ( de seu gosto) em pedaços médios, que não passem pelas grades da grelha.
Em um pote, regue-os com azeite de oliva, um pouco de suco de limão, sal e pimenta. Se quiser, coloque um pouco de alecrim.
2- Coloque os cogumelos para assar na grelha, ao lado das costelas, até chegar em seu ponto ideal. Para isso, vá provando mesmo!


Molho pesto
1- Em um liquidificador, coloque uma boa quantidade de azeite de oliva, as folhas de manjericão, as pinhas, um pouco de suco de limão e aceto balsâmico. Vá provando e acertando conforme seu gosto. O molho pesto tradicional leva alho, mas não o usaremos dessa vez para sentir melhor o sabor da carne.
2- Coloque-o em uma molheira.

A Finalização:

Coloque as costelas em um prato grande juntamente com os cogumelos defumados, regados com azeite de oliva e o molho que restou em seu pote.
Disponha a molheira com o molho pesto ao lado.

Dica do Morgado Chef:

Evite ficar virando a carne muitas vezes. Deixe selar um lado para virá-la, assim não perdemos seu líquido.
Acompanhe o prato com um belo vinho tinho encorpado (vide Bem Morgado) e um mix de folhas (rúcula, alface crespa, agrião) e cebolas roxas (previamente lavadas e colocadas no freezer para ficaram crocantes e perderem seu sabor muito forte).

Nenhum comentário: