sexta-feira, 13 de março de 2009

Apocalypto - 2006

Uma visão hollywoodiana dos Maias. Quanto mais sangue, mais $.

O filme Apocalypto retrata a história da decadência da civilização Maia e a luta desta civilização pré-colombiana para sobreviver à sua crise agrícola. Por trás da saga de Jaguar Paw e sua tribo, a destruição de uma cultura econômica e politicamente inferior por outra superior e mais desenvolvida.
No filme, os maias encontram na religião, respostas às intempéries climáticas que destroem a sua milenar civilização. O enredo retrata a violência e a crueza da política expansionista da civilização maia sobre os povos da região por ela dominados.
Jaguar Paw é filho do patriarca de um povo econômica e politicamente inferior à civilização Maia, um povo silvestre do México rudimentar que sobrevive especialmente da caça. Jaguar Paw e todo o seu povo são capturados pelos Maias e levados à “cidade de pedra”, onde são oferecidos em sacrifício pelos sacerdotes ao deus Kulkulan para que a colheita prospere e a crise agrícola seja superada. Para que a lavoura volte a produzir, a sede de Kulkulan deve ser saciada com sangue. Frente aos sacrifícios humanos oferecidos a Kulkulan, a massa do povo regozija-se esperando que seu pedido seja aceito pelo deus.
Apocalypto retrata, ainda, a oposição entre duas culturas, as diferentes técnicas de combate, os diferentes modos de produção, de organização e de relação social. Fica claro o contraste entre um povo selvagem, baseado na caça, que ainda não se diferenciou nitidamente da natureza e um povo civilizado, relativamente emancipado da mesma natureza e, assim, com um modo de produção mais complexo. Os Maias descobriram a escravidão como modo de produção e desenvolveram uma hierarquia social, religiosa e política.
Visão norte-americana ou não, a carnificina é generalizada e alguns muitos litros de sangue escorrem na tela. Choca e vende, não?

Morgado Curioso:
- O termo Apocalypto significa “novo começo”.
- Mel Gibson explorou o dialeto maia, sendo o filme quase inteiramente falado neste idioma. (Somente os nomes dos personagens em inglês).


Nenhum comentário: