segunda-feira, 24 de maio de 2010

Atitude - Playing For Change - Sounds Around The World




Reza a lenda que o engenheiro de som Mark Johnson caminhava por uma estação do metrô de Nova York a caminho to trabalho, quando se deparou com a seguinte cena: dois monges, vestindo túnicas brancas. Um deles tocava violão com cordas de nylon, e outro cantava. Uma ‘platéia’ com cerca de 200 pessoas acompanhava a apresentação. Mark percebeu que algumas se emocionavam e não continham as lágrimas. Outras tantas, riam e interagiam com o som.

Mark então teve a idéia: reunir músicos de rua de diversos lugares do mundo, cantando a mesma canção. “Vi ali a incrivel habilidade que a música tem de aproximar as pessoas. Poucos entendiam as letras ou mesmo a língua, mas todos sentiam o poder da música. Então percebi que uma boa parte da melhor música que eu ouvia se encontrava na rua, no caminho do estúdio onde eu trabalhava. Decidi então montar um estúdio de gravação móvel e procurar pelos momentos de música e inspiração onde eles estivessem”, contou o produtor.


Foi ali, naquela estação de metrô e perante aqueles monges e aquelas pessoas, que nasceu o projeto ‘Playing for Change‘ (Tocando por Mudança, em tradução livre). Mark então firmou uma parceria com a Concord Music Group e saiu pelo mundo, levando consigo alguns colaboradores e todo seu aparato técnico.

As imagens reúnem brancos, árabes e muçulmanos, violoncelistas europeus e percussionistas indígenas, enfim, pessoas de diversos lugares do mundo, cada um em seu ‘habitat’, interpretando hinos pop de paz, tolerância, amor e apelos por um mundo melhor.

Os registros renderam um pequeno documentário, em 2003. Porém, Mark recebeu outra inspiração, quando caminhava por uma rua na Califórnia: “Eu estava em Santa Monica, Califórnia, quando ouvi Roger Ridley cantando ‘Stand by me’ a um quarteirão de distância. Corri para assistir ao fim de sua apresentação e nunca mais fui o mesmo. Sua voz, alma e paixão nos levaram a buscar pelo mundo outros músicos para adicionar à sua gravação”, lembra o produtor.

Ele percebeu então que o projeto poderia ser muito mais abrangente. À gravação de ‘Stand by me’, o produtor adicionou mais 35 músicos de todo o mundo. “Eles nunca se encontraram, mas conversam atavés da música”.

O DVD abre com a voz de Ridley e seu violão, interpretando ‘Stand by Me’, imortalizada na voz de John Lennon. O segundo a aparecer me emocionou: Grandpa Elliott, um negrão de Lousinana, com barbas brancas e deficiente visual, com uma voz de arrepiar e um sentimento inexplicável ao cantar e tocar gaita.

A interpretação conta ainda com as congas do espanhol Django ‘Bambolino’ Degen, o violoncelo do russo Dimitri Dolgonov, o coral sul-africano Sinamuva e o cavaquinho do brasileiro – o único do projeto em meio aos mais de cem músicos participantes – Cesar Pope. “Encontramos Cesar Pope em Barcelona. Sua energia era tão positiva que nos tornamos amigos instantaneamente. Amamos música brasileira, e esse foi o primeiro passo para aprendermos mais sobre ela”, disse Mark Johnson.

O DVD ainda conta com interpretações fascinantes de ‘One Love’, ‘War / No More Trouble’ (todas de Bob Marley, de quem Mark é fã assumido), ‘Talkin’ Bout a Revolution’ (Tracy Chapman), ‘A Change is Gonna Come’ (Sam Cooke). O repertório segue uma filosofia fincada em temas pacíficos e mudança.

Destaque para as participações do Coral Sinamuva, e para a linda israelense Tula, com uma belíssima e um jeito delicado, e para o citarrista Tara Bir Tuladhar, do Nepal. O vocalista do grupo irlandês U2, Bono Vox, participa na faixa ‘War / No More Trouble’. Sempre engajado em causas sociais, Bono é o único ‘famoso’ que aparece nos vídeos. A faixa ainda mescla, em perfeito sincronismo, imagens do próprio Bob Marley cantando a música.

O projeto ‘Playing For Change’ se transformou em uma fundação, que tem por objetivo conectar o mundo através da música, além de apoiar projetos inspirados nas comunidades exibidas no documentário inicial. Em Gugulethu, na África do Sul, a Fundação construiu uma escola onde os jovens têm acesso à musica, tecnologia e informação.

Na Índia, em Dharamsala, e no Nepal, emm Kathmandu, a Fundação construiu centros para refugiados do Tibet. Além disso, a Fundação ‘Playing For Change’ firmou uma parceria com os poetas sul-africanos Lesego Rampolokeng e Bobby Rodwell, para a construção do Mehlo Arts Center, em Joahnnesburgo. Trata-se de um centro de artes que funciona como uma escola para futuros escritores locais.

Stand By Me


One Love



Chanda Mama




Bring It On Home



Nenhum comentário: