terça-feira, 25 de maio de 2010

Business - Mast Brothers Chocolate


Piensa Globalmente. Actua Localmente.
A fábrica de chocolate dos irmãos Mast fica a um passo do Canal do Brooklyn. Talvez o termo “fábrica” possa ser enganoso, porque o chocolate é feito à mão em cuidadosos lotes, com cacau proveniente de pequenas cooperativas ao redor do mundo como Madagascar, Venezuela, República Dominicana e Equador.
São os irmãos Mast que produzem, pessoalmente, cada chocolate. Rick é pianista e Michael, antes de ser um “handcrafting chocolate”, passou muitos anos trabalhando para filmes independentes e para a televisão em Nova York. Antes, fazer chocolate era um disciplinado hobby, mas nos últimos anos ele combinou sua paixão pelo cacau, viagens e fotografia com passagens pela América Central e África.


Pesquisa laboriosa para encontrar a melhor matéria-prima, embalagens simples com design sofisticado, cuidado especial na produção do produto final e a bagagem cultural de dois irmãos antenados na revolução econômica em que vivemos, fazem desse negócio um bom exemplo “craft”, um conceito ainda pouco conhecido no Brasil.
Cada vez mais o conceito de empresa local com competência de agregar valor aos seus clientes e com visão sistêmica de atingir o mundo plano (global) deixa de ser tendência para ser realidade. O qualitativo, o refinado, a especialidade, o cuidado com detalhes, seja no design da embalagem ao posicionamento (neste caso, ser visto como um chocolate antigo, clássico, quase para produção pessoal) evolui para a Web 3.0. O mundo é plano, dude, mas pra quem tem visão. 

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