sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Ninhos de salmão perfumados com cebolinha-francesa


4 porções

300 g de filés de salmão
1 alho-poró grande
100 ml de vinho branco seco
7 talos de cebolinha-francesa
100 ml de creme de leite
15 g de manteiga
sal
pimenta-do-reino

1- Retire a pele do salmão e corte-o em tiras. Lave o alho-poró, limpe-o, retirando as folhas externas, e corte-o em rodelas finas. Numa vasilha, misture o salmão e o alho-poró.

2- Forre o fundo de uma forma refratária com uma folha de papel-manteiga. Com a colher de sopa, faça montinhos de peixe e alho-poró (3 por pessoa). Tempere com sal e pimenta e regue com o vinho. Leve ao forno e deixe assar a 180ºC por 15 minutos. Retire do forno, transporte com cuidado os ninhos com a escumadeira e reserve-os aquecidos numa travessa.

O molho:

Recolha o caldo do cozimento da forma e passe por um coador fino. Coloque-o numa panela pequena e acrescente a manteiga, o creme de leite e 5 talos de cebolinha, lavados, secos e cortados com a tesoura. Reserve 2 inteiros para a decoração. Leve ao fogo alto e deixe reduzir em 1/3.

A finalização:

Lave e seque o limão, retire a casca e reserve-a. Corte-o em fatias finas. Disponha 3 fatias de limão em cada prato e coloque sobre elas os ninhos de salmão. Decore com outras fatias de limão, a casca, cortada em tirinhas, e 1 talo de cebolinha picado. Sirva, apresentando o molho à parte, numa molheira guarnecida com o talo da cebolinha restante.

Dicas do Morgado Chef:
Coloque algumas gotas de azeite de oliva (nessa hora não vale ser morgado, investe em um de qualidade !) nos ninhos já finalizados e sirva-os em colheres de porcenala branca, próprias para degustação.

O vinho:
Sirva com um Prosecco Brut.

Nenhum comentário: